QUEM SOMOS

CONHEÇA O PROGRAMA QUEPIA

O QUEPIA

Programa IAC de qualidade em equipamentos de proteção individual na agricultura

A falta de normas nacionais e internacionais que auxiliem na seleção de alguns EPI, bem como nos materiais utilizados na sua construção, como é o caso por exemplo das vestimentas de proteção para riscos químicos utilizadas nas aplicações de agrotóxicos, tem feito com que haja uma variação bastante grande na qualidade destes EPI chegando ao mercado. Preocupado com tal situação é que o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) e com fabricantes de vestimentas de proteção individual estabeleceram o Programa IAC de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura (QUEPIA). Dentro deste programa, os pesquisadores do IAC, com o apoio financeiro das empresas participantes e de órgãos oficiais financiadores de pesquisas, vêm estudando normas nacionais e internacionais que possam ser aplicadas às vestimentas de proteção e, com base nelas, trabalhando a melhoria da qualidade da matéria prima utilizada na confecção destas vestimentas.

OBJETIVO CLARO

“O objetivo é desenvolver novos materiais adequados à proteção da saúde do trabalhador, melhorar os equipamentos já existentes e buscar a certificação desses materiais.”

Hamilton HamosPesquisador Científico do IAC

Como parte das atividades do QUEPIA, foi apresentado este ano o Selo IAC de Qualidade, atribuído inicialmente a vestimentas de proteção para riscos químicos na agricultura. O uso do Selo IAC de Qualidade, num primeiro momento, não garantirá que os EPI fabricados pelas empresas que o possuem atendem a normas nacionais

ou internacionais de qualidade, uma vez que estas ainda estão em estudo. Entretanto, sua utilização garantirá que tal empresa se preocupa com a qualidade dos equipamentos que produz, com a segurança que o mesmo proporciona ao trabalhador e que investe para a melhoria de ambos.

Uma vez que as normas estiverem estabelecidas, além de garantir a certificação dos equipamentos, a utilização do Selo IAC de Qualidade garantirá também que os mesmos são periodicamente auditados com relação à manutenção dessa qualidade.